T.N.T

T.N.T

AIR SOFT CLUBE
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Este o novo site do CLUBE T.N.T., aqui pode encontrar toda a informação da equipa T.N.T. de uma forma mais dinamica! http://t-n-t-airsoft-clube.webnode.pt/

Compartilhe | 
 

 Rescaldo do treino de 26 de Maio

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
S.L.Tozecas

avatar

Mensagens : 1386
Data de inscrição : 18/06/2011
Idade : 43
Localização : Odivelas

MensagemAssunto: Rescaldo do treino de 26 de Maio   Dom Maio 26, 2013 9:28 pm

Uma vez que os TNT são uma equipa de recon, faz parte do plano de formação da recruta um módulo de orientação. Este tipo de formação é fundamental para o tipo de jogo que praticamos. Usamos navegação por carta militar, ao invés de gps, e será pedido a todos os operacionais que saibam utilizar uma carta, uma bússola e um escalímetro.

Neste fim de semana teve lugar o início da formação de orientação.

Optei por não me alongar muito em explicações teóricas que, apesar de importantes, podem ser consultadas, quer na secção "Bar Aberto" do nosso fórum, ou noutros sítios da internet. A instrução de orientação foi mais voltada para aquilo que verdadeiramente é importante saber quando estamos a navegar no terreno, com carta militar e bússola. Seguirá, mais tarde, um documento para os formandos, com informações de caráter mais teórico.

A instrução teve dois momentos: um em que olhámos para a carta militar e analisamos as suas características, como por exemplo a escala, a legenda, os sistemas de orientação representados (datum europeu 1950 e wgs84), bem como os graus, minutos e segundos, commumente usados pela maioria dos aparelhos de gps, e um segundo, que consistiu numa marcha com carta militar, para a aplicação dos conceitos aprendidos.

De seguida foi ensinado como ler e representar coordenadas utm. Vimos várias formas de representar as coordenadas, uma vez que, em certos jogos, estas nem sempre são fornecidas com os 14 números. Marcámos as coordenadas no mapa e aprendemos a marcar azimutes, inserindo, posteriormente essa informação na bússola.

Tendo realizado isto em vários pontos no mapa (incluíndo nas quadrículas do rebordo, que atrapalham alguns jogadores) partímos de seguida para a segunda parte da instrução, que consistiu na aplicação destes conhecimentos no terreno.

Uma vez que a correta aferição de distâncias é muito importante na navegação, começámos por verificar a quantos passos correspondem 100m. este valor varia de pessoa para pessoa, variando igualmente com o ritmo de marcha e tipo de terreno.

Fizemos depois uma marcha para os pontos que tínhamos anteriormente marcado na carta, aferindo distâncias e experimentando, igualmente, a navegação por bússola.

Esta instrução não fica completa aqui, falta ainda muita prática em vários tipos de terreno diferente. Desta vez andámos por Loures, com grande descampados e mato rasteiro. Outras sessões teremos em Sintra onde o mato é mais denso aumentando a dificuldade de navegação.

Nesta equipa, mais do que tiroteiro, importa que os seus elementos estejam empenhados em aprender, suar a camisola, fazer quilómetros e, porque não dizê-lo, bolhas nos pés, apanhar frio e calor, e mesmo assim seguir em frente, até ao fim da missão. Isto e camaradagem é o que estamos à procura.

Cpl. Tozecas

_________________
S.L. Tozecas.
T.N.T. Airsoft Team

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Mo'Rack



Mensagens : 536
Data de inscrição : 18/01/2013
Idade : 30
Localização : Odivelas

MensagemAssunto: Re: Rescaldo do treino de 26 de Maio   Seg Maio 27, 2013 4:48 pm

Ontem tive a oportunidade de saber e experimentar um pouco de cartografia e orientação usando carta militar bem como os objectos que nos ajudam a aferir as distâncias e a definir pontos do mapa, o escalímetro e a bússula.

Antes da prática, foram abordadas primeiro as questões teóricas que envolvem a navegação por carta, a escala, a legenda, o tipo de coordenadas e como fazer a sua leitura ou apontamento das mesmas e os graus. Através disto preparámos ao mesmo tempo alguns pontos no mapa para que depois seguíssemos, numa marcha a pé, até aos mesmos.

Depois da introdução teórica, seguimos então para os pontos já definidos na carta. Começámos por aferir quantos passos correspondiam a 100mts, com a ajuda da escala e da carta, verificámos quantos metros seriam de um ponto ao outro do mapa para depois seguirmos contando os passos de um ponto ao outro.

Com isto, o objectivo de encontrar os quatro pontos estipulados, foi superado. Mesmo os mais inacessíveis ou escondidos.

Os locais por onde andámos têm vários elementos que podemos usar para nos guiarmos pelo mapa, podem tornar a navegação muito fácil em relação a um local só de mato onde nem sequer temos pontos de referência sem ser talvez o relevo do solo. Outra poderá ser a descrição da carta militar já não corresponder a alguma alteração, seja temporal ou feita pelo Homem, pelo que devemos ser capazes de ultrapassar qualquer adversidade.

Noutra situação em que tivéssemos uma mochila de x quilos ás costas mais equipamento táctico, muita camaradagem e espírito de entre-ajuda seria necessário para completarmos objectivos em equipa, sendo esse um dos temas da nossa caminha.

Foi uma manhã bem passada, onde, por onde andámos, pude ver alguma beleza natural escondida e exercitar os pulmões e pernas.

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.behance.net/josefonseca
 
Rescaldo do treino de 26 de Maio
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Votação foto do mês - Maio 2010 - Avançados
» Indicações para foto do mês de maio.
» Mais um treino no Autódromo de Goiânia-Fotos 25-05-09
» Campos de treino
» Campo de treino- AJUDA

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
T.N.T :: MARCAÇÕES DE JOGOS COM OS T.N.T :: MARCAÇÕES DE JOGOS COM OS T.N.T :: RESCALDOS DOS JOGOS-
Ir para: