Fica aqui, da parte dos F.A.P., o rescaldo para este jogo/treino, Operação Mão Negra, organizado pelos T.N.T. ao qual agradecemos o convite e é sempre um prazer estar presente.
O jogo/treino ocorreu na manhã soalheira do 14º dia do mês de abril do ano MMXIII. A hora para estar no local foi marcada para as 0830, para o jogo começar por volta das 0900. O briefing foi dado por volta das 0930/1000, onde os presentes (2-F.A.P., 3-T.N.T., 4-E.T., 1-B.O.B., 3-G.O.V.V. e os 2-OpFor-Snipers) foram distribuídos por 3 facções: Guerrilheiros (F.A.P. e B.O.B.), Simpatizantes (OpFor-Snipers) e Pro-Governo (E.T. e G.O.V.V.). Os T.N.T., presentes por 1 elemento e 2 recrutas foram distribuídos pelas 3 facções, pois continham o briefing de cada facção específica.
Após o briefing geral a todos os presentes, cada facção seguiu para o seu ponto de partida. Os Guerrilheiros foram para a sua base, a casa do poço. Os Simpatizantes para os Bunkers e os Pro-Governo partiram diretamente do local de estacionamento/equipar pelos trilhos e estradas e só poderiam sair destes locais caso fossem atacados.
O objetivo do jogo era os Guerrilheiros irem pedir ajuda aos Simpatizantes para, juntos, atacarem os Pro-Governo e recuperarem a mala que estava em sua posse. Para isso, os Guerrilheiros tinham, num papel, metade de uma "hand print" negra e através de senha e contra senha deveriam confirmar com a outra metade da mão negra com os Simpatizantes. Como haveria a hipótese da base dos Guerrilheiros ser atacada pela facção dos Pro-Governo, decidimos mandar metade da facção pedir ajuda aos Simpatizantes e a outra metade ficar de guarda à base. Quando estávamos a definir a estratégia, observámos de longe os Pro-Governo a passar numa estrada perto da base. Então quando os dois elementos dos Guerrilheiros (Mo'Rack e Cyrus) arrancaram em busca de ajuda, foram interceptados pelos Pro-Governo. Apenas 1 baixa se verificou nesse confronto. O elemento restante decidiu, e bem, seguir com a missão dada e ir em busca dos Simpatizantes. Verificou-se a senha e contra senha, confirmou-se as duas metades da mão negra e voltaram para a base dos Guerrilheiros. Entretanto, o elemento abatido, regressou também à base Guerrilheiro. Após definirmos a estratégia para tentar capturar a mala, arrancámos pelo terreno adentro. Decidimos ir pelo limite do terreno até a uma extremidade, e depois "varrer" o terreno no seu comprimento.
Após algum tempo a palmilhar terreno, tivemos o contacto com os Pro-Governo, onde fomos abatidos, apesar de algumas baixas por parte da facção Pro-Governo.
Após esse embate, decidimos fazer apenas uma situação (off-game) de emboscada, onde teríamos de emboscar os E.T. e os G.O.V.V. no caminho entre o Bunker e as Dunas. Após essa situação regressámos aos carros, desequipámos e fomos embora para casa, com mais uma manhã bem passada a praticar o hobby que tanto gostamos.
O jogo em si, está muito bem pensado e consegue agradar aos dois tipos de jogo de airsoft: milsim e skirmish. O único contra que achei, e os T.N.T. não têm qualquer culpa nisso é o facto de ter sido feito com poucos elementos. Este jogo com cerca de 30/40 jogadores, torna-se bastante interessante. Fica aqui a dica para se repetir e fazermo-nos de convidados
De resto, aos T.N.T., os F.A.P. agradece o convite e dá os Parabéns pela excelente manhã bem passada entre amigos!
P'los F.A.P.,
Comodoro Matias