T.N.T

T.N.T

AIR SOFT CLUBE
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Este o novo site do CLUBE T.N.T., aqui pode encontrar toda a informação da equipa T.N.T. de uma forma mais dinamica! http://t-n-t-airsoft-clube.webnode.pt/

Compartilhe | 
 

 Rescaldo do treino de 25 de março

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
S.L.Tozecas

avatar

Mensagens : 1386
Data de inscrição : 18/06/2011
Idade : 43
Localização : Odivelas

MensagemAssunto: Rescaldo do treino de 25 de março    Seg Mar 26, 2012 11:11 pm

Este treino deu-me algum trabalho (e também bastante gozo) a preparar.

Em dia de mudança de hora, que me obrigou a levantar uma hora mais cedo 5h30 (hora antiga 4h30) para me deslocar mais cedo para o terreno e montar algumas surpresas, concretamente, uns alvos com letras, para rever o alfabeto nato.

Os objetivos do treino foram:

1 - A progressão em caminho, praticar a entrada em cruzamentos, zonas mais e menos expostas.

2 - Treino de navegação com carta militar.

3 - Treino físico. (caminho percorrido: 5 km)

4 - Relembrar a nomenclatura do alfabeto nato

O treino foi preparado para uma equipa de 3 elementos: 1 batedor que liderava o grupo e tomava as decisões de navegação, decidindo o caminho a tomar; 1 comandante de secção encarregue de manter a disciplina e eficácia da missão; um cerra-fila, encarregue de manter a segurança da retaguarda. A ideia seria fazer rodar os papéis por todos os elementos da equipa, de forma a que todos pudessem passar pela experiência de ter a responsabilidade que cada um desses cargos envolve.

Infelizmente o Roberto não se pôde juntar a nós, assim houve que adaptar a missão. Trabalhámos em binómio, tendo o Rui o papel de batedor e eu o papel de comandante de secção / cerra-fila.

O itinerário:

5 km de caminho marcado num mapa 1/25000, com todo tipo de configuração de cruzamentos, permitiu-nos praticar a progressão em coluna, bem como a navegação por carta militar, uma vez que acabámos por trabalhar em binómio progredimos sempre em fila indiana.

Foi também a primeira vez que utilizámos os nossos auriculares, facto que nos obrigou a tentar resolver alguns problemas de comunicação via rádio.

Primeiro passo: distribuição de bússola e mapa e descrição do objetivo do treino, Visualização do mapa com o ponto de partida.

A missão começou com a formação anteriormente descrita. Rapidamente surgiram, ao Rui, as primeiras dúvidas de navegação, que são naturais com este tipo de mapas e serão resolvidas, a seu tempo, através da prática. Forneci informações sobre como utilizar a bússola, orientar o mapa pelo terreno e orientar o mapa por bússola.

A progressão foi feita como se estivéssemos numa situação real: a atenção dos elementos sempre centrada no terreno e em possíveis emboscadas. Foi definida uma zona (geral) para cada um dos elementos guardar (o da frente guardava a frente/esquerda e o de trás a direita/retaguarda), sendo , no entanto, necessário por vezes trocar de zonas, de acordo com aquilo que o terreno nos obrigava. Tentámos manter a nossa progressão indetetável, saindo do caminho cada vez que nos cruzámos com "civis". Sempre que foi necessário consultar o mapa faziamo-lo saindo do caminho e procurando cobertura no mato. Encorajei o Rui a memorizar 2 ou 3 características do terreno à frente, a fim de diminuír o número de vezes de consulta do mapa.

Características a memorizar:

Distância (aproximada) até ao próximo ponto no mapa; configuração do caminho (curva à esquerda ou direita, curva brusca ou suave, cruzamentos/entoncamentos à esquerda ou direita).

À medida que a missão foi progredindo o Rui foi ganhando confiança na navegação e foi necessitando de cada vez menos correções. Tomou contacto com algumas "imprecisões" dos mapas, como o facto de nem todos os caminhos presentes no terreno estarem marcados no mapa e vice-versa. Por outro lado o cansaço foi-se instalando (devido à dificuldade do terreno), e para aliviar a rotina e manter a concentração elevada simulei um contacto com uma patrulha inimiga (imaginária). Gritei "CONTACTO À RETAGUARDA", abrindo fogo, pedi apoio de fogo ao Rui, e enquanto um disparava o outro tomava posição, invertendo os papeis até quebrar o contacto com o inimigo. Fizemos também um pouco de progressão no mato para investigar um veículo que apareceu estacionado no caminho e que tomámos como inimigo.

A missão continuou como descrito, procurando manter a concentração apesar da dureza do terreno e do cansaço cada vez maior. No final tivemos a oportunidade de relembrar o alfabeto fonético da nato e utilizámos os alvos para um pouco de tiro prático.

Concluíndo:

Este treino foi muito importante, não só pela pertinência dos objetivos, mas também por ter mostrado o que ainda falta fazer (a seu tempo).

_________________
S.L. Tozecas.
T.N.T. Airsoft Team

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
T.L.OLIMPO
Admin
avatar

Mensagens : 1273
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 42
Localização : ALGUEIRÃO CITY-SINTRA

MensagemAssunto: Treino   Ter Mar 27, 2012 9:49 am

Camaradas, pelo que li e pela adaptação visto ter existido falta de operacionais por motivos inadiaveis,apenas tenho de vos dar os Parabéns!
É esse o espirito T.N.T...inovar,adaptar,realizar...
Cada passo é importante e só o treino traz perfeição!
Abraço

_________________


T.L. Olimpo.
T.N.T. Airsoft Team


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://tntairsoft.forumeiros.com
Rui Carrilho



Mensagens : 23
Data de inscrição : 19/09/2011

MensagemAssunto: Treino de 25 de Março   Qua Mar 28, 2012 2:32 pm

O treino de 25 de Março era uma surpresa.

Progressão no terreo com orientação por carta, tendo um perímetro predeterminado.

Foi uma boa ocasião para relembrar algumas coisas esquecidas como por exemplo; que um erro no mapa se traduz em muitos metros no terreno.
Representou uma oportunidade de aprender fazendo, mas talvez se possa voltar ao tema com uma contextualização teórica e depois com muita prática.
Treinamos também a proximação a cruzamentos sem sair do caminho e no final encerramos o treino com prática de tiro institivo a diversos alvos.

Parabéns ao Tozecas pela preparação do treino
RAC66
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Rescaldo do treino de 25 de março    

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Rescaldo do treino de 25 de março
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Mais um treino no Autódromo de Goiânia-Fotos 25-05-09
» Nova apresentação, UP! - ATUALIZADO - 31 DE MARÇO
» Campos de treino
» 3º aniversario M&D 8 e 9 Março 2014
» Campo de treino- AJUDA

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
T.N.T :: MARCAÇÕES DE JOGOS COM OS T.N.T :: MARCAÇÕES DE JOGOS COM OS T.N.T :: RESCALDOS DOS JOGOS-
Ir para: