T.N.T

T.N.T

AIR SOFT CLUBE
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Este o novo site do CLUBE T.N.T., aqui pode encontrar toda a informação da equipa T.N.T. de uma forma mais dinamica! http://t-n-t-airsoft-clube.webnode.pt/

Compartilhe | 
 

 Rescaldo treino/formação Modulo 2 prova final 22.01.2012

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
T.L.OLIMPO
Admin
avatar

Mensagens : 1273
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 42
Localização : ALGUEIRÃO CITY-SINTRA

MensagemAssunto: Rescaldo treino/formação Modulo 2 prova final 22.01.2012   Dom Jan 22, 2012 11:37 pm

Este domingo começou bem cedo para o comando dos T.N.T. sendo que as 07:00 da manhã os Team Lider´s já se encontravam no terreno gentilmente cedido pelo Tora e sua equipa!
Fomos acompanhados por um convidado que desde já agradeço pela sua participação e disponibilidade!
A ordem dada aos operacionais dos T.N.T. era que fossem preparados para iniciar mais um modulo de formação,nomeadamente modulo 3(técnicas de sobrevivência e construção de abrigos).
Mal eles sabiam o que os esperava,depois de uma pequena pressão psicológica no Brifing ,onde lhes foi dito que existia uma equipa no terreno que nos queria emboscar e fazer prisioneiros apenas pelo gosto de nos fazer passar vergonha,iniciamos a progressão para o suposto local onde iríamos realizar a formação. Pelo caminho e já com a atenção redobrada com a possível e suposta emboscada na mente,lá se foi avançando com cautela e por vezes ouvindo ruídos no mato,a maioria deles causados por mim que indo na retaguarda, lançava pedras de maneira a criar ainda mais adrenalina e stress...A intenção era criar um estado de alerta de maneira a que eles estivessem completamente concentrados no que estavam a fazer.
Ao entramos num trilho bem cerrado no mato e logo depois de uma curva bem apertada,passei a palavra que tinhamos ouvido barulho na retaguarda e que estávamos a ser seguidos pela suposta equipa pelo que teríamos de abandonar a zona rapidamente de maneira a não sermos apanhados neste difícil caminho.Deste modo acrescentamos ainda mais stress a situação!
Foi nesta rápida fuga que,os Operacionais dos T.N.T. tiveram uma grande surpresa!! O nosso convidado Marco estava deitado na beira do trilho,com a cara caracterizada com sangue falso de carnaval e com bastantes danos nas mãos e cara. A surpresa foi total e por momentos os elementos não tiveram reacção ao ver aquele cenário!!
O facto de estar com roupa civil e nenhum deles o conhecer anteriormente,veio trazer mais realismo a cena e essa era exactamente a situação que queriamos para avaliar
os conhecimentos aprendidos na semana anterior que tinham sido precisamente 1ºSocorros!
Tanto para mim como para o Sidinei,a reacção inicial deles foi simplesmente imperdível ,e o objectivo de todo o trabalho psicológico feito no inicio,foi extremamente importante,visto eles estarem já sob stress e ao depararem-se com esta situação,tiveram de reagir prontamente.
Creio que todo o exercício que decorreu de seguida foi bastante útil,e o "ferido" cumpriu o seu papel de uma maneira exemplar,criando situações onde eles se tinham de adaptar e improvisar.
Depois de se aperceberem que a situação era apenas uma simulação,o ambiente descontraiu e foi aproveitado para dar mais umas sugestões sobre algumas questões que se estava a colocar!
O "ferido" foi imobilizado,feito um diagnostico superficial de maneira a se ver as extenções dos ferimentos,feita uma tala na perna fracturada,e improvisada uma maca para transporte da vitima para um lugar mais seguro e próprio para então receber ajuda mais especializada!
Este exercício foi a meu ver extremamente útil e divertido,e tenho de dar os Parabéns a todos os envolvidos pela sua entrega total ao que foi pedido...
Para finalizar,mais uma vez agradeço ao Marco pela sua participação e ajuda neste treino/formação dos T.N.T. e para os Operacionais T.N.T. dizer que...Amigos...isto é apenas o início da formação;)

Abraço
MSgt.OLIMPO

_________________


T.L. Olimpo.
T.N.T. Airsoft Team


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://tntairsoft.forumeiros.com
MSgt. Sidinei

avatar

Mensagens : 133
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 43
Localização : Mem Martins

MensagemAssunto: Re: Rescaldo treino/formação Modulo 2 prova final 22.01.2012   Seg Jan 23, 2012 10:25 am

Depois de chegar no campo e deixar tudo preparado para uma 3º formação,deixamos os recrutas um pouco tenso para seguirmos adiante no que tínhamos preparado. Saímos numa patrulha como sempre fazemos,tomando o cuidado para possíveis emboscadas.Chegando no ponto onde estava o possível acidentado (Marco),os elementos dos T.N.T.,se depararam com uma situação que não estavam a espera,um possível acidentado no nosso caminho,foi nessa hora que perceberam que aquilo era uma simulação de um possível acidente,mas o 1º impacto foi mesmo de susto e um pouco de tensão,sendo que chegaram mesmo a ficar um pouco bloqueado devido ao susto e a tensão do momento,mas ali logo começaram a dar as 1º assistências de 1º socorros.No meu ver foi muito boa atuação do pessoal,vendo que ainda tem que melhorar um pouco mais.Mas não deixo de salientar que os elementos dos T.N.T. estiveram mesmo ao alcance de já poder ajudar a qualquer situação de 1º socorros que não seja de grande gravidade.Parabenizo os elementos dos T.N.T. por já estarem preparados,mas ainda melhorar um pouco mais esse tipo de treino.

Abraço.
MSgt. Sidinei


Última edição por MSgt. Sidinei em Seg Jan 23, 2012 4:32 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.greenberetslda.com/
S.L.Tozecas

avatar

Mensagens : 1386
Data de inscrição : 18/06/2011
Idade : 43
Localização : Odivelas

MensagemAssunto: rescaldo do treino   Seg Jan 23, 2012 1:31 pm

Podia ter sido só mais um dia de formação: Alguém que transmite alguns conhecimentos enquanto os outros ouvem e tiram notas e depois haveria a parte prática... É assim que habitualmente acontece nas formações, e até teria sido útil... mas nós somos os TNT, onde se passa isto que eu descrevi mas, onde também se vai muito mais longe.

Não vou descrever novamente a situação mas vou dar a minha visão pessoal.

Estávamos preparados para um módulo de sobrevivência (com a tal passagem de conhecimentos teóricos) e construção de abrigos (parte prática), e de repente vejo um tipo todo partido no chão (que eu não conhecia, e nunca tinha visto antes), ainda por cima o local onde estava foi bem escolhido porque era, de facto, um sítio perigoso, e caíndo naquele local o ferido estaria exatamente como estava.

Primeira reação: Espanto total! (saca o material todo para o chão e deixa-me ir ajudar).
Segunda reação: Deixa ver se é verdade. Aproximei-me do ferido, que ainda por cima estudou bem o seu papel e não dizia coisa com coisa, verificando se o terreno era seguro, e examinei as feridas. (Aqui notei que eram simuladas, Ufa, que alívio, ainda bem, mas siga para a frente e vamos fazer de conta que é uma situação real).

Procedimentos de que me lembrei:

1º verificar se a vítima estava consciente
2º procurar manter a calma da vítima (falando com ela, tentando saber o que se passou, se tinha um discurso coerente, o que sentia, onde doía, etc.)
3º Examinar as feridas, com muita calma, tocando no corpo, sente isto?, verificando onde doía, se consegue mexer isto ou aquilo.
4º Avaliação da situação: O ferido estava sobre o seu lado direito, deitado no chão , numa descida (perigosa) de cabeça para baixo, com um fratura na perna. Ao braço direito ainda não tínhamos conseguido chegar porque estava debaixo do corpo.
5º A minha preocupação seguinte foi ver se haveria outro ferimento com sangramento que não estivesse à vista. Através do tato fui verificando por baixo do corpo, vendo se me aparecia sangue nas mãos. (Estes tipos são bem capazes der fazer uma malandrice dessas). O problema é que o Sidinei ía pressionando, do género: Já deste água ao ferido? Onde está a tua arma? Retiraste o equipamento todo? Enquanto isso o Beto foi imobilizando a perna com aquilo que nos vinha à mão (paus, ramos, etc).

Depois de imobilizarmos a perna verificámos que o braço esquerdo, possivelmente também estaria partido. Já não tínhamos mais cordeis (o meu cinto já estava a prender as talas improvisadas), lembrei-me de retirar a minha camisa para prender o braço da vítima. Tirei novamente o meu cinturão e suspensórios e pousei a minha arma junto a mim. No entanto acabámos por utilizar a minha camisa para improvisar uma maca. Imobilizámos o braço com o cinto do Beto. (Enquanto isso, não sei porque artes "magicas" desapareu a minha réplica, houve alguém que achou que a coisa estava simples de mais e resolveu fazer a malandrice).

Improvisámos uma maca com as camisas e, com cuidado, colocámo-la debaixo do corpo. Em seguida fizémos o LONGO caminho de volta, e deixem-me dizer que, mesmo sendo 4 pessoas a transportar um ferido com cerca de 80 kg, o caminho se torna mesmo muito longo, particularmente as subidas.

Valeu a pena o esforço, uma coisa é a teoria, outra é a prática, e, outra ainda, é estar à espera de uma coisa e sair outra, neste último caso trabalha-se o saber, o saber fazer e ainda a adaptação ao inesperado, que também é muito importante.

Para a próxima vamos então ao módulo de sobrevivência, acho eu... Pelo menos é o que está escrito no plano de formação... Mas com estes tipos nunca se sabe!

Finalizo atribuindo um Oscar para a representação do Marco que encarnou bem o papel e que tornou a coisa bem realista.

_________________
S.L. Tozecas.
T.N.T. Airsoft Team

Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
ROBERTO IRINEU

avatar

Mensagens : 20
Data de inscrição : 13/12/2011
Idade : 43
Localização : AMADORA

MensagemAssunto: Re: Rescaldo treino/formação Modulo 2 prova final 22.01.2012   Qua Jan 25, 2012 2:11 pm

Claro que existem várias palavras para definir o domingo (22.01.12), mas a minha palavra é ESPETÁCULAR. Esse dia tinha tudo para ser um dia normal, acordar, preparar o equipamento, a farda e partir... até um momento foi.
Fomos avisados que teria outro grupo e que eles estariam "loucos" para nos pegar assim começamos já sentir a adrenalina e foi muito bom.
Depois de uma patrulha cheia de tensão e uma corrida ladeira a baixo nos deparamos com supresa que de início, como se diz no EB, me fez "colar as placas". Eu não soube distinguir entre combate e digamos a realidade, mas só foi um breve momento. Tivemos que prestar socorro a uma vítima de acidente e foi onde pudemos colocar em pratica algumas das coisa que apendemos no módulo anterior.
Percebi ainda mais como um bom trabalho de equipe e uma boa formação faz uma enorme diferença.

Quero deixar registrado aqui meu parabéns a toda equipe T.N.T, sempre dispostos e ao grande ator, digno de um oscar... Marco!!!

Valeu mesmo!!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Rescaldo treino/formação Modulo 2 prova final 22.01.2012   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Rescaldo treino/formação Modulo 2 prova final 22.01.2012
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» TRIUMPH DAYTONA 675 (original) vs. YAMAHA FZ6 (preparada) NO
» Onde Fica Localizado o Módulo de Alarme / Vidro e Trava ?
» Ajuda no projeto de som (sub + modulo). Alguns itens já definidos.
» qual modulo colocar pra essa configuração?
» MANEIRAS PARA OBTER MAIOR VELOCIDADE FINAL

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
T.N.T :: MARCAÇÕES DE JOGOS COM OS T.N.T :: MARCAÇÕES DE JOGOS COM OS T.N.T :: RESCALDOS DOS JOGOS-
Ir para: